Carga fracionada e carga dedicada: entenda!

Antes de entender melhor qual a diferença entre carga fracionada e dedicada é importante entender que esse transporte envolve inúmeros fatores para que seja concluído com êxito.

O processo não se dá somente com o carregamento do veículo transportador, mas também com várias estratégias de movimentação. Por isso, é importante entender como funcionam os processos de transporte de cargas e quais são as melhores opções, levando em conta exclusividade e custo para seu produto.

Para que toda logística do transporte saia de acordo com o planejado, criou-se então duas modalidades extremamente comuns: carga fracionada e carga dedicada. As duas opções disponibilização ao cliente maneiras eficazes e totalmente adequadas às suas necessidades.

Carga fracionada

O transporte de carga fracionada é realizado quando o dono das cargas não precisa da utilização do veículo transportador por inteiro. Ou seja, a remessa não é grande e além dos produtos de um determinado cliente, é possível o transporte de cargas de outras empresas em um mesmo veículo.

Assim, com o volume de cargas menor, os custos também se tornam mais baixos. O transporte de cargas de diversos remetentes tem como objetivo reunir carrego de diversas localidades, sendo usualmente realizado por vias rodoviárias.

Além dos benefícios que a carga fracionada proporciona, é necessário também pensar na logística e distribuição dessas cargas. Visto que, se o transporte entre as empresas não estiverem alinhados, os prazos de entrega não estarão dentro do tempo estimado.

Carga dedicada

O transporte de carga dedicada acontece quando o cliente precisa de exclusividade para seu produto. Ou seja, suas características podem ser exclusivas e necessitam de prioridade no transporte. Porém, não podem então ser encaminhado juntamente a outros produtos.

Muitas vezes, o volume do produto não é tão grande e não ocupa muito espaço no veículo. Porém, mesmo assim, o transporte de carga dedicada é escolhido por conta da logística. Dependendo do produto a ser transportado, é necessário que seja criado uma maneira inteiramente voltada a favor de seu translado. Visto que, pode demandar tempo ou muitas vezes, podem ser emergenciais. Assim, deverá ser entregue em menos de 24 horas.

Apesar do custo um pouco mais elevado por conta da exclusividade, o transporte de cargas dedicada possui algumas vantagens em relação a carga fracionada. Como por exemplo um transporte mais seguro, o rastreio do veículo e a urgência na entrega.

Qual tipo devo escolher?

Tudo depende dos vários fatores abordados até aqui. Sem dúvidas, a carga fracionada possui um excelente custo-benefício. Porém, pode ser demorada porque o veículo necessita seguir uma logística. Porque assim, todos os produtos dos mais variados clientes serão entregues.

A carga dedicada, por sua vez, possui um custo um pouco elevado. Mas, garante aos clientes um transporte ágil, com urgência e com possibilidade de rastreio.

 

Se você busca por seguros de cargas, a Setor pode te ajudar a desmistificar todas as modalidades possíveis e assessorá-los da melhor maneira. No nosso site é possível encontrar mais informações sobre os serviços que prestamos e as formas de nos contactar!



Deixe uma resposta